Seja bem vindo à coleção de plantas suculentas virtual do Jardim Botânico da UFSM!
Plantas suculentas: que grupo é este?
Dentre as várias espécies vegetais que encontramos no “Reino Encantado das Plantas”, existe um grupo muito diverso, tanto na forma de seus caules, folhas e flores, quanto em seu “parentesco”, que chamamos comumente de plantas suculentas.
Apesar desta diversidade, todas elas têm em comum células especializadas no armazenamento de água, resultando em raízes, caules, e/ou folhas bem carnudos e suculentos, ou seja, repletos de água!! Esta característica de armazenar água é uma de suas estratégias adaptativas que permite a sobrevivência em ambientes onde este recurso não é disponível por muito tempo. Assim, mesmo com a falta de água (em alguns casos, até meses sem uma gotinha sequer), estas plantas conseguem sobreviver, utilizando a água armazenada em suas células.
Em relação ao parentesco, as plantas suculentas estão distribuídas em 13 famílias. Aqui vale uma explicação, família é o termo que utilizamos para o conjunto de gêneros, ou seja, plantas que compartilham características na sua forma, que por sua vez é formada por um grupo de de espécies, com características mais próximas ainda uma das outras. Sabendo agora o significado de família (e de outras categorias taxonômicas, como gênero e espécie), as suculentas estão divididas nas seguintes famílias (veja que todas terminam com “-aceae”, é o sufixo que utilizamos para identificar este grupo): Crassulaceae, Cactaceae, Xanthorrhoeaceae, Aizoaceae, Euphorbiaceae, Apocynaceae, Asteraceae, Asparagaceae, Portulacaceae, Commelinaceae, Piperaceae, Lamiaceae e Oxalidaceae.
Uma curiosidade é que em relação à distribuição original destas plantas pelo mundo, nosso continente americano, em especial o México e Brasil, apresenta uma alta diversidade deste grupo de plantas, principalmente aquelas que conhecemos comumente como cactos (família Cactaceae).
E você? Conhece uma planta suculenta? Tem alguma em casa? Sabia que as suculentas que temos em casa podem variar enormemente conforme a quantidade de luz que elas recebem? Geralmente as plantas que recebem mais luz crescem mais compactas (folhas mais próximas entre si) e têm uma coloração mais forte das folhas! Quer conhecer mais sobre as suculentas? Continue acompanhando nossas redes sociais e o nosso site encantado : )
Autoria: Sabrina Nicoletti (acadêmica do Curso de Ciências Biológicas, bolsista FIEX) & Daniela Guimarães Simão (professora do Departamento de Biologia). Santa Maria, RS - Novembro 2020.





